23:00 PT / 00:00 ES Pátio da Casa, Portalegre
Francesco “Foggy” Pintaudi é um músico e produtor musical italiano. A sua carreira musical começa na sua terra natal, a Sicília, para depois acompanhá-lo nas suas viagens pela Europa: viveu dois anos em Berlim, mergulhando em sonoridades diversificadas e fascinantes, para depois desembarcar em Portugal, onde meteu raízes desde 2016.
Em Lisboa encontra terreno fértil para a sua criatividade: funda o projeto WATTAFOG, que abre uma fase de experimentação musical com sonoridades eletrónicas, incluindo pela primeira vez nas suas músicas a língua portuguesa. É desta experimentação que nasce o projeto FOGGY, com o qual grava os singles “Vermelho”, “Never Give Up”, “My day” e “To Welcome the Sadness”.
Esta experiência abre-lhe as portas do panorama musical português, permitindo-lhe participar em vários concertos pelo país e na final do Festival Termómetro.
As suas músicas circulam também pelas estações rádios nacionais - SBSR Rádio, Observador Radio, Nova Radio, Antena 3.
Ultimamente tem produzido diversos projetos entre Portugal e outros países e em Março 2022 lançou o seu primeiro álbum solo “In Appropriate Use of Dangerous Tools”.
A música de Foggy Project é uma procura contínua de sons e atmosferas inspiradas na música eletrónica do norte da Europa e em ritmos que nos levam para um mundo aparentemente sem barreiras culturais e artísticas. O repertório do artista mistura várias línguas, entre o italiano, inglês, português, francês, espanhol, grego etc., e vozes, devido e graças à colaboração de diferentes intérpretes e autores, que contribuem com a própria originalidade para o projeto. Com uma leve melancolia, reveladora em parte do seu ser, Foggy, convida o ouvido para a simples beleza das coisas e fá-lo através duma linguagem clara e simples, que flutua docemente entre as notas intrigantes da sua música.