O Periferias volta à Raia, entre 11 e 19 de Agosto, com o melhor cinema internacional feito e protagonizado por mulheres
- publicado a 25.07.2023
Nesta décima primeira edição, o Festival continua a apostar numa cultura descentralizada e relevante, bem como na criação de novos públicos. O Festival de Cinema Periferias celebra a sua décima primeira edição entre 11 e 19 de agosto nos locais habituais deste evento, que se tornou imperdível para a cultura da Raiana entre Espanha e Portugal. Serão oito dias de uma ampla programação com cinema, música, percursos, arte, história, debates e divulgação.
Nesta edição, será possível ver o melhor cinema internacional protagonizado e realizado por mulheres, com filmes como "Alma Viva", um filme português realizado por Cristèle Alves Meira, "Entre as figueiras" (Sous les figues), da realizadora e produtora franco-tunisina Erige Sehiri, e "A água", da realizadora espanhola Helena López Riera, bem como outros títulos premiados nos melhores festivais de cinema internacionais, como "Os ursos não existem" (No bears) do realizador iraniano Jafar Panahi, "Marinheiro das Montanhas" do realizador, argumentista e artista visual brasileiro Karim Aïnouz, "Matria" de Álvaro Gago e "Cesaria Évora", um filme em forma de homenagem à grande artista cabo-verdiana dirigido por Ana Sofia Fonseca.
A cerimónia de inauguração do Festival terá lugar na noite de sexta-feira, 11 de agosto, no cenário do Castelo de Marvão, um lugar único onde, para além do melhor cinema com a projeção de "Alma Viva" de Cristèle Alves Meira, haverá música ao vivo.