Arranca a 12ª edição do Periferias com três extensões em Arronches, Piedras Albas e Portalegre
- publicado a 05.07.2024
A décima segunda edição do Festival Internacional de Cinema de Marvão e Valência de Alcântara contará este ano com três extensões nas localidades fronteiriças de Arronches, Piedras Albas e Portalegre durante o mês de julho.
O Periferias - Festival Internacional de Cinema de Marvão e Valência de Alcântara celebrará entre os dias 9 e 17 de agosto de 2024 sua décima segunda edição como referência na produção de filmes de autor focados na defesa e promoção dos Direitos Humanos, preservação do meio ambiente e impulso da arte cultural, contribuindo assim para uma efetiva descentralização da cultura no ambiente rural da Reserva da Biosfera Tejo Internacional, o que o torna um excelente embaixador da identidade sociocultural da fronteira hispano-lusa.
Este certame cinematográfico, que começou em 2013 através de uma iniciativa cidadã, reunirá o melhor da sétima arte internacional com uma seleção de títulos – filmes, documentários e animações -, em espanhol e português, bem como concertos, exposições ou roteiros e visitas guiadas.
Além das sedes principais do festival, Marvão e Valência de Alcântara, esta nova edição contará com três extensões: uma na localidade cacerenha de Piedras Albas, nos dias 26 e 27 de julho, e duas em território português, Arronches, nos dias 5 e 6 de julho, e Portalegre, nos dias 11 e 12 de julho, com o objetivo de expandir a influência e contribuição cultural do cinema independente.
Extensão em Arronches
A extensão em Arronches acolherá as atividades desta nova edição do Festival de Cinema `Periferias´, com projeções dirigidas não só ao público geral com “Quando a terra foge”, do renomado diretor Frederico Lobo, e “Outro país”, do cineasta português Sérgio Tréfaut; mas também ao público infantil com “O cinema somos nós”.
Também serão realizadas outras ações, como o concerto musical “Silk Road Spirit” no Convento Nossa Senhora da Luz e visitas guiadas por lugares emblemáticos desta localidade alentejana.
Esta extensão se enquadra na fronteira como parte da oferta turística e cultural de destinos transfronteiriços próximos a Arronches, como La Codosera e sua localidade El Marco, com o objetivo de atrair novos segmentos de público, ao mesmo tempo que se tornam locais de encontro para profissionais do setor cinematográfico.
Consolidação do Certame Cinematográfico
Cabe destacar que ao longo de suas onze edições anteriores, `Periferias´ esteve presente em locais representativos da fronteira hispano-lusa como Marvão, Valência de Alcântara, Castelo De Vide, Brozas, Salorino, São Vicente de Alcântara, Santo António das Areias, Porto da Espada, Beira, Fontañera, Galegos, Ammaia, Malpartida de Cáceres, Arronches e Portalegre, reunindo mais de 45.000 pessoas, o que reafirma a consolidação deste certame como referência da indústria audiovisual e cinematográfica na fronteira hispano-lusa.