Filme 'Lindo' de Margarida Gramaxo vence festival de cinema Periferias

  • publicado a 20.08.2024

A 12ª edição do Periferias - Festival Internacional de Cinema de Marvão e Valência de Alcântara terminou em Malpartida de Cáceres com a atribuição do galardão de melhor filme a “Lindo”, de Margarida Gramaxo. Segundo o júri luso-espanhol, esta docu-ficção foi o melhor filme de uma competição que tinha obras vindas de Portugal, Palestina e Espanha.

"Pela forma como a realizadora abrange os objetivos temáticos do festival, as questões sociais e ambientais, mas também considera as emoções e a sua poética, abordando dimensões do mais que humano, "Lindo" consegue tocar-nos de forma experimental e sentimental. Um filme capaz de convocar valores de mensagem social, cultural e humanista...", foi com estas considerações e com estes elogios que o júri justificou a sua decisão.

“Lindo" deverá estrear em breve nos cinemas portugueses e é afirmação de uma cineasta portuguesa da nova geração que soube filmar com afeto uma situação de conflito de natureza no Príncipe, evocando o percurso de um caçador de tartarugas marítimas que se tornou um grande protetor desta espécie marítima.

Neste encerramento, foi ainda projetado no Museu Vostell de Malpartida de Cárceres Anselm, de Wim Wenders, com honras de antestreia em Espanha.

O Periferias terá tido a sua melhor edição, fazendo o compromisso perfeito entre sessões em locais sem cinema e focando numa programação capaz de mostrar o melhor cinema nas temáticas dos direitos humanos, meio ambiente e artes.