"Vieirarpad" de João Mário Grilo distinguido com o Prémio Tejo/Tajo Internacional

  • publicado a 21.08.2022

A aposta do Festival Periferias na divulgação e promoção do cinema produzido em Portugal e Espanha culmina hoje na atribuição do Prémio Tejo/Tajo Internacional - Reserva da Biosfera Transfronteiriça, que distingue o melhor filme ibérico a concurso nesta X Edição.

A decisão recaiu sobre o filme "Vieirarpad", de João Mário Grilo, que retrata de forma sensível a intimidade e a apaixonante história de vida de Vieira da Silva, nome maior da pintura portuguesa e europeia no séc.xx, e do seu companheiro, o pintor húngaro Arpad Szenes.

Tomando como ponto de partida a correspondência do casal, onde se expõe uma troca afectiva intensa e comovente, o filme de João Mário Grilo desvela a forma profunda como essa esfera de vivências íntimas se constitui como reduto criativo, a partir do qual confrontam as mudanças que têm de enfrentar nas diferentes etapas vividas em França, Portugal e no exílio no Rio de Janeiro, no Brasil.

Vieirarpad constitui um documento biográfico de grande sensibilidade e, em simultâneo, mostra-nos a uma luz nova as obras dos dois artistas, a ponto de se tornar, de ora em diante, uma documento indispensável a quem pretenda contatar o seu legado.