“Robot Dreams” de Pablo Berger chega a Portugal pelas mãos do Periferias e da Filmoteca da Extremadura
- publicado a 20.07.2024
O Festival Ibérico de Cinema Periferias incluiu na programação da sua 12ª edição a antestreia em Portugal, amanhã, quarta-feira, 14 de agosto, do aclamado filme de animação “Robot Dreams”, realizado e produzido por Pablo Berger, graças à colaboração com a Filmoteca da Extremadura. A obra será exibida a partir das 15h00 (hora portuguesa) no Cine-Teatro Mouzinho da Silveira, em Castelo de Vide.
A programação do festival inclui ainda uma exposição que ilustra todo o processo criativo deste filme de animação, baseado na novela gráfica homónima de Sara Varon. A exposição poderá ser visitada na sala de exposições do Grupo Desportivo Arenense, em Santo António das Areias – Marvão, a partir do dia 14 de agosto, às 10h30 (hora portuguesa), até 16 de agosto.
O Festival Internacional de Cinema de Marvão e Valência de Alcântara iniciou assim a sua 12ª edição com esta antestreia, que celebra um filme vencedor de prestigiados prémios internacionais, como:
• Melhor Filme de Animação da Academia do Cinema Europeu (EFA) 2023
• Prémio Annie para Melhor Filme Independente
• Prémio Feroz 2024 para Melhor Comédia
• Prémio Forqué 2023 para Melhor Longa-Metragem de Animação
• Dois Prémios Goya (Melhor Filme de Animação e Melhor Argumento Adaptado, na 38ª edição dos Prémios Goya)
Este filme animado conta a história de Dog, um cão solitário que vive em Manhattan e decide construir um amigo robô. A amizade entre ambos cresce até se tornarem inseparáveis, ao som da vibrante Nova Iorque dos anos 80. No entanto, numa noite de verão, Dog vê-se obrigado a abandonar Robot na praia, numa despedida cheia de emoção.
O lançamento oficial de “Robot Dreams” nos cinemas portugueses está previsto para o próximo outono, através da distribuidora Films4You.
Exposição em Santo António das Areias – Marvão
A 12ª edição do Festival Internacional de Cinema Periferias também apresenta uma exposição dedicada a este filme de animação, oferecendo um olhar detalhado sobre as diferentes fases do processo criativo desta obra-prima, dirigida por Pablo Berger e inspirada na novela gráfica de Sara Varon.
A exposição estará patente no Grupo Desportivo Arenense (G.D.A.), em Santo António das Areias – Marvão, entre 14 e 16 de agosto. A mostra é composta por diversos painéis que revelam o design das personagens, a construção dos cenários e a evolução dos protagonistas desde os primeiros esboços.
Os visitantes terão a oportunidade de apreciar a atenção ao detalhe na recriação dos bairros de Nova Iorque, bem como a forma minuciosa como foram desenhados os seus habitantes.
Além disso, a exposição inclui fotografias da estreia em Cannes, o prémio conquistado em Annecy, figuras das personagens, cartazes oficiais para França e Espanha, e até um photocall especial para os mais pequenos.
A Filmoteca da Extremadura, parceira do Festival Internacional de Cinema Periferias, facilitou a realização desta exposição, organizada em colaboração com o Festival de Cinema de Sevilha e com curadoria de José Luis Ágreda, diretor de arte do filme.