Festival Periferias 2025: Submissões Abertas até 31 de Maio

  • publicado a 13.05.2025

O Festival Ibérico de Cinema Periferias, que se realizará entre os dias 8 e 16 de agosto, levará cinema, arte, música e visitas guiadas para descobrir o património artístico e histórico às localidades do meio rural da Reserva da Biosfera Tejo Internacional e do Parque Temático Natural do Alqueva, situadas na fronteira luso-espanhola, que não dispõem de salas de cinema. O período para apresentação de projetos cinematográficos decorre de 1 a 31 de maio.

De 8 a 16 de agosto, o Festival Internacional de Cinema Periferias celebrará a sua décima terceira edição, afirmando-se como um dos eventos mais singulares do circuito ibérico de festivais. A sua proposta transfronteiriça transforma, a cada verão, o território rural da Reserva da Biosfera Tejo Internacional num espaço vivo de encontro entre o cinema, a arte, a música e o património cultural.

A programação combina projeções ao ar livre em locais patrimoniais de La Raya, como Santiago de Alcántara, Marvão, Valência de Alcântara e a zona do Alqueva, o maior lago artificial da Europa (em Espanha), juntamente com atividades paralelas que promovem a reflexão crítica e a diversidade cultural.

Periferias define-se pelo seu compromisso com o território e pelo objetivo de levar o cinema a zonas tradicionalmente afastadas dos grandes circuitos de exibição. É um festival que descentraliza a cultura e valoriza o mundo rural como espaço de criação e de intercâmbio.

Além disso, o Periferias, enquanto evento singular em Portugal e Espanha, promove a exibição, o diálogo e a prática cinematográfica, ao mesmo tempo que se propõe ser uma ferramenta de desenvolvimento económico, social e cultural para a Raia luso-espanhola, contribuindo para a promoção da marca e da identidade sociocultural dos municípios transfronteiriços.

Neste sentido, a diretora do Festival de Cinema Ibérico Periferias, Paula Duque, sublinhou que “o cinema é a nossa ferramenta para construir pontes em vez de fronteiras”. Assim, “o Periferias nasce do desejo de pensar o mundo a partir das margens, mas com um olhar global”, referem os organizadores. A mostra acolhe produções nacionais e internacionais, com especial atenção às novas vozes do cinema independente, e procura gerar diálogo entre cineastas e público através de formatos inovadores”, acrescentou.

Tudo isto, afirmou ainda, tem como objetivo dar visibilidade às diferentes produções nacionais, nos seus diversos registos técnicos e temáticos. Importa destacar que, na edição anterior do Festival de Cinema Periferias 2024, o certame contou com a projeção de mais de 30 filmes e documentários, bem como com três extensões — Arronches, Portalegre e Piedras Albas —, registando um total acumulado de cerca de 7.500 espectadores e participantes.



Consulte o regulamento